LITERATURA BRASILEIRA


Leia o fragmento a seguir:

  

(...) Vejo, agora, relendo Sagarana (Editora Universal, Rio, 1946), que o volume de quinhentas páginas emagreceu bastante e muita consistência ganhou em longa e paciente depuração. Eliminaram três histórias, capinaram-se diversas cousas nocivas. As partes boas se aperfeiçoaram (...) (RAMOS apud ROSA, 1972, p. XVI).

 

Com base nos seus estudos acerca do capítulo e também do fragmento acima, marque a alternativa que melhor elucida a busca de aprimoramento de João Guimarães Rosa em suas obras.




  • A originalidade de Guimarães era descomunal. Em relação a este processo, Guimarães Rosa não fazia questão de modificar a obra após a escrita, pois, na visão do autor, isso iria descaracterizar a obra.

  • A preocupação do autor era tanta em eliminar excessos, que Guimarães virava noites acordado em busca da palavra perfeita para sua obra. Este processo se tornou ainda mais intenso após as primeiras obras.

  • Guimarães Rosa sempre buscou o aprimoramento de sua obra. Servimo-nos do depoimento de Graciliano Ramos, que relata a postura estética do escritor mineiro traduzida por empenho de enxugar, cortar excessos de Sagarana, o que ele persegue, avançando em nível de formatividade madura nas obras seguintes.

  • Guimarães Rosa nunca buscou o aprimoramento de sua obra. Há o  depoimento de Graciliano Ramos, que relata a postura estética do escritor mineiro traduzida por empenho de enxugar, cortar excessos de Sagarana. Porém, nas outras obras, o empenho não foi o mesmo.

  • João Guimarães Rosa tinha dificuldades para cortar excessos de suas obras, por isso era importante que outras pessoas fizessem este papel, no caso, Graciliano Ramos.