SISTEMAS DIGITAIS MICROCONTROLADOS


O sistema abaixo é uma calculadora simples que executa somente as operações de MULTIPLICAÇÃO e DIVISÃO. Como podemos perceber pelo diagrama eletrônico e também pelo código fonte, ela usa apenas os números 2, 3 e 4 nessas operações (Acompanhe a "legenda" das teclas no esquema).

Circuito:

Circuito

Código-fonte:

Código Fonte

Olhando a rotina do código fonte, percebe-se que foi criada uma variável"flag_tecla". Assinale a alternativa que melhor enuncia a função dessa variável:




  • Se essa variável e suas atribuições fossem excluídas do programa o sistema ainda assim funcionaria perfeitamente.

  • Ela garante que a primeira entrada de número seja armazenada na variável "a" e que a segunda entrada de número seja armazenada na variável "b", garantindo assim que os cálculos sejam sempre "a*b" ou "a/b".

  • Ela evita que a mesma tecla seja lida mais de uma vez quando pressionada, voltando a permitir uma nova leitura toda vez que essa tecla for pressionada novamente.

  • Ela evita que a mesma tecla seja lida mais de uma vez, voltando a permitir nova leitura toda vez a tecla pressionada for solta.

  • Ela evita que a mesma tecla seja lida mais de uma vez. Uma nova leitura de tecla só é possível pressionando-se a tecla RESETA.