DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE


É consenso que a proposta do SUS que define, entre outras, as ações dos assistentes sociais, está fundamentada em uma concepção moderna e ampliada de saúde. Acerca do assunto, julgue os itens a seguir:

I.    Na concepção de saúde moderna, todos os fatores que não podem ser controlados pelos indivíduos estão excluídos do âmbito da promoção da saúde. 
II.    A concepção tradicional de saúde enfatiza que os programas e ações praticados estão concentrados em componentes educativos primariamente relacionados com riscos comportamentais cambiáveis (modificáveis do comportamento individual e coletivo). 
III.    A concepção ampliada de saúde permitiu superar o conceito de promoção da saúde referenciado no modelo da história natural da doença, que considera a saúde como ausência de doença. 
IV.    A concepção de saúde moderna envolve um campo de conhecimentos e práticas transversais a todas as ações e níveis de saúde, vinculando-os, especialmente, ao conjunto das políticas sociais. 
V.    A concepção moderna de saúde perpassa os diferentes níveis de complexidade específicos da atenção à saúde: a prevenção, a promoção e a cura; e entende a promoção da saúde como uma etapa anterior à prevenção ou à cura.

Estão corretos apenas os itens:
 




  • I, IV e V. 

  • II, III e IV. 

  • I, III e IV. 

  • I, II e V. 

  • II, III e V.