METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA


Leia o fragmento abaixo:

 

Ensinar a língua materna para os alunos não é ensinar o que já sabem, mas mostrar que as linguagens utilizadas por eles em seu cotidiano requerem algumas adaptações a diferentes situações comunicativas.

Das alternativas a seguir, em qual delas nota-se que a linguagem NÃO está adequada à situação de comunicação?




  • “E ai, cara? Tipo assim, eu preciso resolver essa parada. Vê se me descola a grana, porque hoje a noite vou sair com aquela  mina da minha turma. (Leo, 15 anos)

  • “ Então, o senhor precisa se alimentar bem, comer muitas frutas e verduras. Carnes, só as brancas. Evite frituras!” ( Doutor Marcos, 38 anos)

     

  • “Dia, cumpadi! Cê tá animado pra lida de hoje? É muinta muda pra pranta, né memo? Mais se Deus quisê, nóis vai dá conta do recado, sô!” (Bastião, agricultor do interior, 53 anos)

  • “Prezado pai, no meu aniversário solicito que o senhor me presenteie com um celular androide. Como o custo desse aparelho não é acessível sugiro que o compre no cartão de crédito em suaves prestações. Saudações do seu primogênito!” ( Carlos, 9 anos)

  • “Eu não poderia deixar de dizer que é imprescindível a valorização dos educadores com o plano de carreira, o que acarretará benefícios a todos, principalmente ao alunado, pois haverá maior interesse dos professores para fazerem cursos de especialização e formação continuada. ( Nélson, Professor de Graduação, 35 anos)