METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA


Para Ferreira (2012, p.41), durante o tempo em que as crianças estão na escola, os conteúdos são sempre os mesmos: “Classificação de palavras e sua flexão, análise sintática do período simples e composto a que se acrescenta ainda noções de processos de formação de palavras e regras de regência e concordância, bem como as regras de acentuação e pontuação.”

Nesse fragmento, a autora deixa claro que a escola demonstra uma forte tendência em trabalhar a gramática normativa deixando de lado as gramáticas reflexivas, teórica e de uso.

Leia o texto abaixo levando em conta o que se diz no fragmento acima.

 

Fada feiticeira

 

 Geralda

 É uma fada cozinheira

Que quando entra na cozinha

 Até parece feiticeira.

É que seus molhos são pecados

 As suas massas são feitiços

 As suas carnes são caprichos

 Quitutes da mãe brasileira.

Seus doces

 Seus bons-bocados, seus quindins

 Suas pamonhas, seus bombons Suas paçocas, seus pudins.

 Quando ela faz a sobremesa

 É sempre o prato mais gostoso

 Vem um perfume saboroso

 Que todo mundo vai querer

 Pegar

           Sentir

                        Mexer

                                        Cheirar

                                                        Provar

                                                                     Lamber

                                                                                  Morder

                                                                                                        Comer

  Ricardo Azevedo. A casa do meu avô. São Paulo: Ática, 2003

 

Assinale as alternativas que apresentam uma metodologia com ênfase na gramática reflexiva para o trabalho com o texto de Ricardo Azevedo.

 

I) O professor poderá apresentar aos alunos classes de palavras de forma significativa, como por exemplo, os verbos no final do poema que indicam uma sequencia lógica do que as pessoas têm vontade de fazer com as sobremesas de Geralda e sugerir aos alunos que escrevam outra sequência de verbos que indique a reação das pessoas caso não gostassem da sobremesa.

 

 

II) O professor poderá mostrar aos alunos que as diferentes posições que os verbos ocupam nas linhas finais do poema produzem um efeito de sentido. Poderá levar os alunos a refletir sobre a utilização desses efeitos questionando: Porque o autor utilizou esse recurso? Com ele ampliou-se a noção de movimento no poema?

 

III) O professor poderá solicitar aos alunos que copiem o poema, em seguida pedir que façam exercícios em que terão de classificar palavras destacadas na frase de acordo com sua classe gramatical e finalmente procurar no dicionário o significado de algumas palavras desconhecidas.

 

IV) O professor poderá pedir aos alunos que façam a leitura do poema em voz alta, em seguida fazer um ditado para verificar como anda a ortografia dos alunos. Após a correção do ditado a professora os entrega aos alunos e premia aqueles que acertarem todas as palavras.

 

São verdadeiras as afirmativas:




  • II e IV apenas

  • I e II apenas

  • III, e IV apenas

  • I, II e III apenas

  • I, III e IV apenas