METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA


As atividades de gramática normativa, descontextualizadas e desconexas, não favorecem a aprendizagem do aluno em relação à Língua Materna. Aprender gramática é refletir sobre o que está sendo trabalhado de maneira significativa. A respeito do ensino da gramática na sala de aula, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

(  ) O melhor recurso para aprender gramática é fazer diversas cópias do que está sendo ensinado.

(  ) Na sala de aula, o professor que trabalha com a Língua Portuguesa, deve aplicar exercícios de gramática de maneira contextualizada e ainda utilizar diferentes linguagens para que o aluno se aproprie do conhecimento.

(  ) O ensino da Língua Portuguesa deve ser prazeroso e produtivo. Deve estimular o aluno ao gosto pela leitura, a exercitar a autoria por meio de diferentes textos, além de desenvolver o senso crítico.

(  ) Todo usuário da Língua possui competência gramatical, ou seja, competência linguística, por isso, deve-se aplicar atividades em sala  de aula que  levem o aluno  a refletir e  a conhecer a gramática normativa de maneira contextualizada.

Marque a alternativa que contém a sequência correta.




  • F,V,F,V

  • V,F,F,F

  • F, V,V,V

  • F,F,V,V

  • V,V,F,V