METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA


A linguagem é um instrumento de interação entre as pessoas, por meio da qual os interlocutores constituem-se como sujeitos ativos de um processo em que os participantes realizam trocas verbais, constroem sentidos e influenciam-se. 

Em relação ao trabalho do professor com a linguagem oral, baseando-se em seus estudos, marque a alternativa CORRETA.




  • Para que o aluno aprenda a falar corretamente e a ler com fluência, o professor deve propor sempre atividades de leituras orais individuais em sala de aula.

            

  • É necessário ao professor mesclar atividades e situações de fala, com respostas de ações de fala formais, informais, contextualizadas em projetos de estudo, quer da área de Língua Portuguesa, quer das demais áreas do conhecimento.

            

  • Ao saber que a fala interfere na escrita, o professor deve se preocupar sempre em corrigir a fala dos alunos, procurando sanar tais problemas.

            

  • O professor que realiza um bom trabalho não mescla atividades e situações de fala com propostas de ações de fala formais e informais, pois essa prática pode confundir o aluno, não sendo objetiva, nem funcional.

  • O professor deve levar seu aluno a perceber, em relação às variedades linguísticas, que existe uma fala considerada correta e uma popular, considerada incorreta.