METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA


 Leia os textos abaixo:

Texto 1

 charge_UNIUBE.PNG

Texto 2

Historicamente, a educação brasileira passou por diversas mudanças. Uma dessas mudanças foi a aprovação da Nova Lei de Diretrizes e Bases no ano de 1971. Segundo Ferreira, nesse período o ensino da língua passa a ser visto como instrumento de comunicação e expressão da cultura brasileira e torna-se menos normativo. Assim, “As atividades de interpretação de textos eram feitas por meio de perguntas elaboradas nos livros didáticos, com respostas obvias, ou seja, não existia reflexão por parte dos alunos leitores.” (FERREIRA, 2012, p.6)

 

Os dois textos nos permitem criar uma imagem da realidade das aulas. Assinale a opção que melhor descreve as aulas de língua portuguesa nesse período:




  • Como o foco das aulas era a comunicação e expressão, a gramática normativa tinha um papel fundamental e era ensinada de forma contextualizada.

  • O foco de leitura eram os textos literários, pois nesse período o Brasil já contava com autores consagrados na literatura infantil como Monteiro Lobato.

  • Nesse período era valorizada a interpretação de textos e a participação efetiva do aluno refletindo sobre o que lia.

  • Como o foco das aulas era a comunicação e expressão, a preocupação era trabalhar os elementos da comunicação e as funções da linguagem. Assim, o ensino da gramática era considerado antiquado.

     

  • O ensino da língua portuguesa se tornou mais rigoroso em relação aos padrões da norma culta da língua portuguesa.