FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, o texto abaixo:

 

A natureza e as características da Pedagogia estão estreitamente ligadas tanto ao que se entende por educação quanto ao que se entende por saber científico ou filosófico. Visto que a educação está sempre conectada às várias formas de vida historicamente determinadas, todas as concepções pedagógicas, ao definir os critérios da formação humana e os objetivos da aprendizagem refletem, inevitavelmente, os ideais, os valores, os interesses políticos e econômicos do tempo ao qual se referem (CESCON, 2009, p. 11).

 

Segundo Cescon, a natureza e as características da Pedagogia legitimam a Filosofia da Educação como um campo de conhecimento produzido no encontro das questões pedagógicas e filosóficas. Sobre o papel da Filosofia da Educação, assinale a alternativa CORRETA.




  • As funções interpretativas e analíticas da Filosofia da Educação são responsáveis pela criação de hábitos reflexivos e juízos técnicos e científicos acerca dos sistemas educativos.

  • O eixo conceitual da Filosofia da Educação diz respeito apenas às ideias políticas da educação e, por isso, não configura uma relação em rede com outros saberes.

  • O exercício metarreflexivo da Filosofia da Educação se desdobra na busca pelos fundamentos epistemológicos, sentido, objeto e método da pesquisa pedagógica.

  • A função crítica da Filosofia da Educação por si só não é capaz de permitir a compreensão de homem e sociedade reveladas na educação e práticas educativas.

  • A natureza didático-metodológica da Filosofia da Educação ocupa-se somente das normas, regras, procedimentos e leis que regulamentam o sistema educacional.