AVALIAÇÃO EDUCACIONAL


Estudiosos afirmam que o paradigma tradicional que dominou o contexto escolar e ainda está presente em certas práticas educativas, surgiu no século XVI. Segundo Moraes (1997, p.15), na sociedade atual se faz:

 

“[...] necessário levar o indivíduo a aprender a aprender, traduzido pela capacidade de refletir, analisar e tomar consciência do que se sabe, dispor-se a mudar os próprios conceitos, buscar novas informações, substituir velhas ‘verdades’ por teorias transitórias, adquirir os novos conhecimentos que vêm sendo requeridos pelas alterações existentes no mundo, resultantes da rápida evolução das tecnologias da informação”.

 

A partir dessa citação de Moraes e considerando que hoje vivemos na sociedade do conhecimento, marque a alternativa que representa o papel que a avaliação deve ter nesse contexto:




  • Julgar os resultados do esforço e empenho empreendidos pelos alunos ao longo de um período letivo, tomando como base evidências internas ou critérios externos.

  • Comprovar uma etapa de aprendizagem já transcorrida em um determinado período escolar, que pode ser bimestral, semestral ou anual, divulgando os resultados em forma de números, pareceres ou conceitos.

  • Apresentar os resultados de um processo educativo uma vez que esse processo se fundamenta em uma prática que considera que todos os conhecimentos devem ser adquiridos por meio dos órgãos dos sentidos.

  • Proporcionar reflexões da prática docente e na prática docente uma vez que a avaliação se traduz em métodos e instrumentos avaliativos, se fundamenta em concepções de Educação e em valores morais.

  • Privilegiar o caráter comprobatório de uma etapa escolar percorrida pelos alunos, reunindo e apresentando resultados obtidos, e tecendo considerações atitudinais, justificando o alcance desses resultados.