CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


O componente Língua Portuguesa da BNCC dialoga com documentos e orientações curriculares produzidos nas últimas décadas, buscando atualizá-los em relação às pesquisas recentes da área e às transformações das práticas de linguagem ocorridas neste século, devidas em grande parte ao desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Assume-se aqui a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, já assumida em outros documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para os quais a linguagem é “uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história” (BRASIL, 1998, p. 20).

Tal proposta assume a centralidade do texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas na abordagem, de forma a sempre relacionar os textos a seus contextos de produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e semioses.  (BRASIL, MEC, 2018, P.65).

 

Nesse sentido, o texto ganha protagonismo na elaboração dos conteúdos e deve privilegiar os mais diversos gêneros discursivos levando em conta o desenvolvimento da leitura, produção e tratamento das linguagens ampliando assim as possibilidades de participação dos alunos em diferentes práticas sociais.

 

Porque

 

Cabe a escola  oferecer aos alunos os gêneros consagrados e impressos, como os clássicos da literatura canônica, por exemplo, e coibir as práticas de linguagens contemporâneas, como os textos multissemióticos, comuns nas redes sociais e internet, uma vez que os alunos ainda não conseguem mensurar o perigo que representa o excesso de exposição nas redes sociais.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.




  • A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

  • As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

  • As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

  • A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.