EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) traz seus sujeitos impressos em seu nome e, isto não é à toa.  São justamente esses sujeitos com toda sua diversidade e heterogeneidade que demarcam as especificidades da modalidade. É a partir deles que a EJA vem sendo pensada no campo acadêmico, de maneira que uma proposta curricular adjacente a essas questões traga como pressuposto teórico o legado da Educação Popular, em que educador e educando entrelaçam uma postura dialógica. (Questão adaptada do ENADE 2017).

Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br. Acesso em 12 jul. 2017 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

 

I. As especificidades dos alunos da EJA precisam ser consideradas e avaliadas constantemente, com intuito de que os conteúdos trabalhados em sala de aula sejam significativos.

 

II. O legado da Educação Popular deve nortear a proposta curricular das escolas públicas e privadas, de modo a favorecer aos que não obtiveram sucesso na educação infantil.

 

III. Os pressupostos teóricos e a proposta curricular da EJA são os mesmos da alfabetização nos anos iniciais, de modo que os jovens e adultos recuperem os conhecimentos aos quais não tiveram acesso em idade regular.

 

IV. A relação dialógica entre docentes e discentes potencializa o processo de ensino-aprendizagem ao dar espaço para a diversidade e heterogeneidade presentes nas salas de aula.

É correto apenas o que se afirma em

 




  • II e III.

  • I, II e III.

  • II e IV.

  • I e IV.

  • I, II e IV.