ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL


Quando se fala em avaliação da educação é necessário levar em conta os indicadores de qualidade em educação: quantidade X qualidade. Sobre o assunto, analise os apontamentos a seguir:

1-   Indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. Quando os indicadores se alteram, significa que algo mudou na educação.

2-   O acesso à Educação Fundamental é importante, mas é preciso levar em conta também o fluxo e a aprendizagem escolar.

3-   A quantidade não determina a qualidade em educação, mas possibilita que se alcance uma qualidade maior, pois não podemos falar em qualidade quando a oferta é para poucos.

4-   Além do acesso, é preciso possibilitar que a criança permaneça na escola, com garantia de aprendizagem e não uma permanência descuidada apenas para aumentar nossos índices de permanência.

5-   O nível de aprendizagem dos alunos pode ser averiguado com base nos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

6-   Para os responsáveis pelo Ensino Fundamental, esses indicadores são importantes porque ajudam a traçar um diagnóstico da situação educacional.

A opção que apresenta os apontamentos corretos é:   




  • 2, 3, 4, 5, 6

  • 1, 2, 3, 4, 5

  • 1, 2, 3, 5, 6

  • 1, 2, 4, 5, 6

  • 1, 2, 3, 4, 5, 6