ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL


De acordo com Ciseki e Romão (1998, p. 46-47):

[...] as experiências já vivenciadas em relação à democratização da gestão escolar apontam alguns pressupostos que, se considerados, tendem a garantir maior sucesso na conquista dessa democratização e, consequentemente, da escola de melhor qualidade.

São cinco os pressupostos que tendem a garantir o sucesso na democratização da gestão escolar. Relacione os pressupostos às situações apresentadas, logo a seguir:

1-CAPACITAR OS SEGMENTOS

2-CONSULTAR A COMUNIDADE

3-INSTITUCIONALIZAR A GESTÃO DEMOCRÁTICA

4-GARANTIR A LISURA NOS PROCESSOS

5-AGILIZAR INFORMAÇÕES E TRANSPARÊNCIA NAS NEGOCIAÇÕES

(   ) Nas eleições de diretores e vice-diretores, as escolas devem seguir as determinações das Secretarias de Educação, garantindo imparcialidade e acesso de todos às informações, assim como a fiscalização de todos os procedimentos. Essas ações repercutem positivamente para que um clima de respeito e harmonia permeie as relações nas instituições.

(   ) A diretora da escola Y, faz questão de comunicar regularmente aos pais tudo o que ocorre na escola: projetos, feriados, recessos, festas comemorativas, culminância de projetos, entrega de notas, reuniões para estudos e discussão de resultados, convite e convocação, quando necessários para planejamento e implementação de novas propostas de ensino que vão incidir na aprendizagem dos alunos.

(    ) Na primeira reunião do colegiado escolar, a equipe dirigente elaborou um material impresso e fez uma pasta para cada um dos conselheiros, todas as informações da pasta foram explicadas por meio de slides em PowerPoint e ilustradas por um vídeo.

(   ) Na escola X, são promovidos muitos momentos de discussões, assembleias e debates com a participação de todos os segmentos da escola (pais, alunos, professores, porteiro, bibliotecária, secretários, especialistas, vice-diretores e diretor) para que todos possam dar sugestões sobre as metas que deverão ser traçadas e cumpridas pela escola.

(   ) O colegiado ou conselho escolar é importantíssimo e soberano nas decisões sobre a vida escolar dos alunos, portanto, a diretora, Ana Alice, antes de tomar providências relativas à disciplina e às intervenções de aprendizagem, pede o parecer do colegiado.

A sequência correta é:




  • 5, 4, 1, 2, 3

  • 1, 4, 3, 2, 5

  • 1, 2, 3, 4, 5

  • 2, 1, 4, 3, 5

  • 4, 5, 1, 2, 3