METODOLOGIA DA MATEMÁTICA


“No que se refere a Matemática, no primeiro ciclo as crianças estabelecem relações que as aproximam de alguns conceitos, descobrem procedimentos simples e desenvolvem atitudes perante a Matemática.

Os conhecimentos das crianças não estão classificados em campos (numéricos, geométricos, métricos, etc.), mas sim interligados. Essa forma articulada deve ser preservada no trabalho do professor, pois as crianças terão melhores condições de apreender o significado dos diferentes conteúdos se conseguirem perceber diferentes relações deles entre si.

Desse modo, embora o professor tenha os blocos de conteúdo como referência para seu trabalho, ele deve apresentá-los aos alunos da forma mais integrada possível.

Em função da própria diversidade das experiências vivenciadas pelas crianças também não é possível definir, de forma única, uma sequência em que conteúdos matemáticos serão trabalhados nem mesmo o nível de aprofundamento que lhes será dado.

Por outro lado, o trabalho a ser desenvolvido não pode ser improvisado, pois há objetivos a serem atingidos. Embora seja possível e aconselhável que em cada sala de aula sejam percorridos diferentes caminhos, é importante que o professor tenha coordenadas orientadoras do seu trabalho; os objetivos e os blocos de conteúdos são excelentes guias”. (Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf.p.44 ).


 Os estudos realizados acerca da aprendizagem pelas crianças, nos levou a entender que as mesmas aprendem pela ação. Assim, podemos afirmar que a manipulação, a exploração de materiais concretos possibilita o trabalho com números. E o Material Dourado auxilia na construção do conceito de número e as suas operações, geometria bem como na álgebra. Nesta atividade exploraremos esse recurso para representar os números na base 10.

douraado.jpg


Com base neste entendimento leia e analise as alternativas abaixo e classifique em verdadeiras ou falsas. Em seguida assinale a sequencia correta. 

  • O material dourado recebe este nome por ser feito por contas douradas, foi criado pela médica educadora Maria Montessori para atender a crianças com deficiência mental.
  • O material dourado é composto por cubinhos que representam as unidades, por barrinhas subdivididas em dez partes iguais; que representam as dezenas, por placas subdivididas em cem cubinhos ou dez barrinhas que representam as centenas, e por um cubo grande; que representa a unidade de milhar.
  • Com o material dourado podemos relacionar número e quantidade, as quatro operações, o cálculo de área, volume.  
  • O trabalho com material dourado possibilita a compreensão do agrupamento de dez em dez, isto é, do sistema de numeração decimal. O cálculo neste material inicia da direita para a esquerda, na ordem das unidades simples.  
  • No material dourado cada dez cubinhos correspondem a dez unidades e podemos trocar por uma barrinha (dezena), cada dez barrinhas equivalem a 100 unidades podem ser trocadas por uma placa (centena), e cada dez placas que equivalem a uma milhar podemos trocar pelo ao cubo maior, que representa a milhar.

 

 

 

 





  • V, V, F, V, F

  • V, F, V, V, V

  • V, V, F, F, V

  • V, V, V, F, F

  • V, V, V, V, V