EDUCAÇÃO INCLUSIVA


 

Sabemos que as crianças com necessidades educacionais especiais necessitam ser acolhidas e incluídas nas práticas pedagógicas do ensino regular. A escola deve proporcionar serviços de apoio pedagógico, com a finalidade de auxiliar o docente (professor) e o discente (aluno) no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Para que isso aconteça, faz-se necessário às equipes escolares o conhecimento e reconhecimento das características especificas desses alunos. Neste sentido, é de suma importância que os professores compreendam a distinção dos conceitos de dificuldades de aprendizagem, distúrbios de aprendizagem e deficiência. Sobre o conceito e a caracterização da deficiência analise as asserções a seguir.

 

SCUSSEL, D. R., ALMEIDA, J. M. S., KIKUICHI, V. Z. F. Necessidades Educacionais Especiais e as Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das pessoas com deficiências físicas e mentais. In: ALMEIDA, J. M. S. [et. al].  Procedimentos metodológicos da educação infantil. Volume 2. São Paulo. Person Prentice Hall, 2011. [Adaptado]

 

I - A deficiência, nos documentos oficiais (Ministério da Educação) é “uma restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social” (BRASIL apud SCUSSEL; ALMEIDA; KIKUICHI, 2011, 181).

 

II a deficiência, nos documentos oficiais (Ministério da Educação), é encarada como uma situação ou característica específica da pessoa; que pode ser agravada ou melhorada dependendo da forma como essa pessoa é acolhida e reconhecida em seu meio.

 

III - a deficiência, nos documentos oficiais (Ministério da Educação),  é encarada como uma situação ou característica específica do sistema de ensino, que pode ser melhorada dependendo da forma com que o sistema estrutura o processo de aprendizagem dos alunos.

 

É correto o que se afirma em:

 

 

  




  • II e III apenas

  • I, II e III.

  • I e III apenas.

  • I e II apenas

  • II apenas.