EDUCAÇÃO INCLUSIVA


“Na procura de uma compreensão mais global das deficiências em geral, em 1980, a OMS [Organização Mundial de Saúde], propôs três níveis para esclarecer todas as deficiências, a saber: deficiência, incapacidade e desvantagem social. Em 2001, essa classificação foi revista e reeditada não contendo mais uma sucessão linear dos níveis, mas indicando a interação entre as funções orgânicas, as atividades e a participação social. O importante dessa nova definição é que ela destaca o funcionamento global da pessoa em relação aos fatores contextuais e do meio, re-situando-a entre as demais e rompendo o seu isolamento”.

 

BRASIL, Atendimento Educacional Especializado: Deficiência mental.  SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf, acesso em agosto de 2017

 

Neste contexto, o Atendimento Educacional Especializado torna-se uma importante forma de atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais. Sobre as deficiências e Atendimento Educacional Especializado (AEE) analise as afirmações a seguir, como verdadeiras ou falsas:

 

 

(  ) as causas da deficiência mental/intelectual podem ser inúmeras, tais como: doenças neurológicas, más formações congênitas, asfixia perinatal e infecções congênitas,

 

(  ) o atendimento à pessoa com a deficiência física, no AEE (Atendimento Educacional Especializado) deve primar-se pelos benefícios das tecnologias assistivas.

 

(  ) o atendimento à pessoa com a deficiência física, no AEE (Atendimento Educacional Especializado) deve primar-se dos benefícios da utilização da reglete e o braile.

 

(  ) o atendimento às pessoas com deficiência mental no AEE (Atendimento Educacional Especializado) está centrado na dimensão subjetiva do processo de conhecimento.

 

A alternativa que representa a sequência correta é:




  • V – F – F – V

  • V– V – F – F

  • V – V – F – V

  • F – F – V – F

  • V – F – V – V