ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL
De acordo com Vasconcellos (2006, p. 156), politicidade da educação é o mesmo que educação como prática da liberdade: uma ação dinâmica conciliadora e dialógica, quando o fazer e o pensar são atos essencialmente políticos.
Sabendo que a educação é um ato político, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas:
( ) A escola não é mera executora de reformas educacionais, mas deve seguir a legislação que garante uma base nacional comum a todos os estabelecimentos de ensino.
( ) A escola, representada por seu gestor, deve valorizar as ações concretas de seus profissionais, sem desobrigar o Estado de suas responsabilidades.
( ) A comunidade escolar tem autonomia, concedida pelo Estado, para planejar, organizar e avaliar os serviços educacionais.
( ) A dimensão política da educação está centrada nos ideais do gestor que está à frente das instituições de ensino.
( ) A escola poderá encaminhar as decisões do sistema de modo que possam atender interesses de uma coletividade por meio da construção coletiva da proposta pedagógica.
( ) A direção é centrada numa pessoa e as decisões vêm de cima para baixo, num eterno cumprimento de um plano previamente elaborado.
A sequência correta é: