A REINVENÇÃO DO BRASIL: DA REGÊNCIA À REPÚBLICA OLIGÁRQUICA


Leia atentamente:

[...] No populismo, o principal motor e instrumento, o povo, é entendido como uma realidade homogênea, sem qualquer especificidade classista. [...]. O termo populismo aplicou-se a diversos movimentos políticos e sociais ocorridos em diferentes países na África, Ásia, Europa e América, assumindo ênfase particular na América Latina, especialmente na Argentina, no Brasil e no México. [...] No populismo, de outra parte, o conceito de povo não é racionalizado, predominando sempre a emotividade. Isso possibilita muitas vezes a associação do populismo ao nacionalismo, bem como à existência de líderes carismáticos. [...] (AZEVEDO, Antonio Carlos do Amaral. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. 2a. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997, p. 331).

O que podemos afirmar sobre o populismo no Brasil Republicano? Assinale a alternativa correta:




  • Getúlio Vargas inaugurou o populismo no Brasil, como prática política que desmobiliza politicamente a população, apesar de buscar satisfazer suas necessidades mais imediatas.

  • Jânio Quadros deu início à fase populista de nossa história; que só terminou com o afastamento do presidente Fernando Collor de Melo.

  • João Goulart foi o grande pioneiro brasileiro no que tange às práticas que podem ser denominadas populismo.

  • Juscelino Kubitschek foi o primeiro governante brasileiro a exibir traços de populismo na sua maneira de governar.

  • Café Filho é e será sempre lembrado como o primeiro populista genuíno de nossa história política.