FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Dentre toda a imensa variedade de seres da teia da vida, somos a única espécie que, ao invés de transformar -se fisicamente para adaptar- se ao mundo natural, começou a transformá-lo de maneira intencional, para adaptá-lo a nós. Castores fazem diques na água. Formigas constroem cidades debaixo da terra e abelhas realizam, há muitos milhões de anos, verdadeiros prodígios de arquitetura. Mas, em todos estes animais e em outros, o “fazer” não é um “criar”. Ele é uma extensão instintiva das leis de comportamento da espécie impressas no corpo de cada ser dela. Quando os primeiros seres de quem descendemos viviam a esmo, na beira dos riachos, já os pássaros eram construtores de sábios ninhos. Mas hoje os seus seguidores fazem, da mesma maneira, os mesmos ninhos. Nós inventamos sobre todos os quadrantes da Terra uma variedade enorme de habitações e ensaiamos no espaço sem ar e sem gravidade as primeiras moradias fora da Terra.

 

(BRANDÃO; ABREU-BERNARDES. Redes e teias do saber: educação, cultura e sociedade. In: ALMEIDA, Francis Silva de. et al. Fundamentos da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009, p. 179)

 

Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir.

 

O ser humano é a única espécie que transforma o mundo de maneira intencional, e a essa transformação dá-se o nome de cultura.

PORQUE

A cultura representa o processo do trabalho e os produtos do trabalho, na transformação da natureza dada em um mundo intencionalmente criado.

 

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.




  • As duas asserções são proposições falsas.

  • As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

  • As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

  • A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.