CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS


Há uma expressão popular que diz ser pavão (VIDE Figura) quem gosta de se exibir e chamar a atenção. De fato, embora seja na verdade um meio de cortejar a fêmea para o acasalamento, não há como a ave passar despercebida quando o macho empina e abre as penas da cauda, em um diâmetro que pode chegar a 2,5 metros. Como um enorme leque de cores variadas, a imagem exuberante impressiona. Grande e nutritivo, o ovo da pavoa é produto da criação que tem demanda no mercado, apesar de ser menos difundido do que o da galinha. A carne, saborosa e macia, também não é ainda muito comum na mesa dos brasileiros, mas tem presença em cardápios de restaurantes de comidas exóticas. Fácil de lidar, o pavão é dócil e adapta-se bem à vida no cativeiro quando o manejo é adequado. Pode ser criado em espaço pequeno, desde que o local tenha tamanho suficiente para ele se movimentar. Além de ser de grande porte, a ave possui uma cauda longa.

Fonte: Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-criar/noticia/2013/12/como-criar-pavao.html. Acesso em: 09 set. 2016.

 

Figura: Pavão - representante da Ordem Galliformes.

Fonte: Acervo do autor.

 

De acordo com estudos paleontológicos recentes, utilizando fósseis, as aves tem origem no Período Jurássico. Elas evoluíram dos dinossauros terópodes, por volta de 150 milhões de anos atrás. Considerando as informações sobre a Classe Aves, podemos reconhecer que:




  • são vertebrados bípedes, ovíparos e possuem o corpo coberto de pelos.

  • são animais vertebrados, ovíparos e possuem o corpo coberto de penas.

  • são animais homeotérmicos, possuem ossos pneumáticos e o corpo coberto de pelos. 

  • são vertebrados bípedes, possuem asas e respiração cutânea.

  • são animais que apresentam a temperatura do corpo variável (sangue frio), possuem cloaca e respiração pulmonar.