CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS


O corpo dos peixes é em geral fusiforme, um pouco comprimido lateralmente. O tegumento compõe-se de duas camadas: a epiderme, de origem ectodérmica, e a derme, que deriva da mesoderme. Os peixes cartilaginosos aparecem, pela primeira vez no registro fóssil, cerca de 30 milhões de anos antes dos peixes ósseos, não sendo ancestrais de nenhuma outra classe. Todavia, os peixes cartilaginosos retêm alguns traços não especializados de seus ancestrais, mais primitivos do que os equivalentes nos peixes ósseos. Exemplos disso são a estrutura do coração e do encéfalo e a musculatura da faringe.

 

Você sabia que as raias (VIDE Figura) e quimeras pertencem à Classe CHONDRICHTHYES (gr. chondros, cartilagem + ichthys, peixe)? Esses animais são vertebrados que possuem vértebras completas e separadas, mandíbulas móveis e extremidades pares. Todos são predadores e praticamente são habitantes dos oceanos. O grupo é antigo e representado por muitos fósseis, especialmente dentes, espinhos das nadadeiras e escamas.

 

Figura: Raias.

 

Considerando as informações do texto acima acima, e as características morfofisiológicas e adaptativas da Superclasse Pisces, podemos afirmar que são peixes cartilaginosos (Classe Chondrichthyes): as raias (cf. Figura), quimeras e:




  • o pirarucu.

  • os tubarões.

  • a pirambóia.

  • a piranha.

  • as percas de água doce.