CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


O aprendizado da linguagem escrita requer do aluno dupla abstração: primeiramente, entender a linguagem através dos aspectos sonoros em sua realização, limitando-se ao plano das ideias veiculadas pelas palavras e em um segundo momento, de perceber a ausência do interlocutor na situação imediata de sua produção. Assim, é necessário um trabalho de organização das palavras, frases, expressões muito mais coesas e coerentes. Para desenvolvermos os procedimentos didáticos para uma prática de produção textual continuada na escola é necessário que o professor entenda a complexidade produção textual para o aluno e assim faça as intervenções necessárias.  

Com base no texto acima, percebemos que o professor  deve:

I)            Oferecer textos impressos de boa qualidade que podem se converter em referências de escrita para os alunos.

II)          Solicitar aos alunos que produzam textos muito antes de saberem grafá-los. Ditar para o professor, para um colega que já saiba escrever ou para ser gravado em fita cassete é uma forma de viabilizar esse tipo de procedimento.

III)        Propor situações de produção de textos, em pequenos grupos, nas quais os alunos compartilhem as atividades, realizando diferentes tarefas: produzir propriamente, grafar e revisar.

É correto o que se afirma em:




  • Apenas I e II

  • Apenas I e IIII

  • Apenas em I

  • Em I, II e III

  • Apenas II e III