METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
Considerando as diferentes formas de ensino, percebemos que os modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil influenciaram – e influenciam – as diretrizes curriculares sobre a inserção da Matemática nos currículos da escola básica do Brasil até hoje. Sendo assim leia as afirmativas a seguir, analisando cada uma em falsa ou verdadeira e assinalando a alternativa correta:
( ). Para realizar a formalização dos conceitos matemáticos, enfatiza-se o uso preciso da linguagem Matemática, o rigor e as justificativas das transformações algébricas pelas propriedades estruturais.
( ). Trabalhar com jogos nas aulas de Matemática é uma das situações didáticas que contribuem para a criação de contextos significativos de aprendizagem para os alunos.
( ). No ensino tecnicista procura reduzir a Matemática a um conjunto de técnicas, regras e algoritmos, sem grande preocupação de fundamentá-los ou justificá-los. Podemos considerar que a pedagogia tecnicista não se centra nem no professor nem no aluno, mas nos objetivos instrucionais, nos recursos e nas técnicas de ensino.
( ). A Matemática é vista pelos adeptos da tendência construtivista como uma construção humana constituída por estruturas e relações abstratas entre formas e grandezas reais ou possíveis. De forma geral, podemos afirmar que para “o construtivismo", o conhecimento matemático não resulta nem diretamente do mundo físico nem de mentes humanas isoladas do mundo, mas sim da ação interativa/reflexiva do homem com o meio ambiente e/ou com atividades.