Sabe-se que o Brasil, bem como outros países da América Latina, estive obstinado em promover reformas na área educacional, em especial, no Ensino Médio. A proposta de reforma curricular conhecida como o Novo Ensino Médio, propôs:
a reorganização curricular em áreas de conhecimento, com o intuito de facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de interdisciplinaridade e contextualização.
um currículo formado por disciplinas que são organizadas em áreas do conhecimento, onde cada disciplina deve trabalhar seu conteúdo de forma independente e contextualizada.
uma organização curricular por disciplinas permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades básicas como objetivo do processo de aprendizagem.
um currículo formado por disciplinas que não são organizadas em áreas do conhecimento, onde cada disciplina deve trabalhar seu conteúdo de forma independente.
a reestruturação curricular em disciplinas de conhecimento para auxiliar o desenvolvimento dos conteúdos, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências gerais envolvidas no processo ensino aprendizagem.