GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL
Atualmente, cerca de 4,5 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a saneamento básico seguro, segundo relatório recente divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Disponível em: https://www.who.int/mediacentre/news/releases/2017/launch-version-report-jmp-water-sanitation-hygiene.pdf?ua=1. Acesso em: 18 mar. 2019.
A partir do contexto apresentado e considerando os investimentos brasileiros em saneamento básico, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I – O desafio da gestão das políticas públicas de saneamento básico é consolidar as ações de modernização do setor a partir de seu novo marco regulatório, introduzir o controle social em seu gerenciamento, utilizar mecanismos de gestão que primem pela qualidade e eficácia.
PORQUE
II – Essas alterações na condução dos processos de gestão ainda deverão incluir uma mudança de postura dos agentes políticos e sociais das três esferas de poder, visto que essa política pública necessita ser considerada em conjunto com outros processos de gestão.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.