INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL


A Norma S5.1 ISA (International Society of Automation). Estabelece os símbolos gráficos para identificação dos instrumentos e dos sistemas de instrumentação usados para medição e controle, famosos diagramas  P&ID (diagrama de instrumentação e tubulação).Abaixo analise o diagrama P&ID e relacione quais são os transmissores e o elemento final de controle ligados ao Controlador Multivariavel e os tipos de conexão dele com  todos os dispositivos.

 

 




  • Transmissor de Pressão, Transmissor de Temperatura, Transmissor de nível , Transmissor de Vazão e Valvula de controle multivariavel, com os Transmissores e a Valvula conecta-se por sinal de pressão  (3~ 15 Psi) e com os demais dispositivos por sinal por conexão de Processo.

     

  • Transmissor de Pressão, Transmissor de Temperatura, Transmissor de nível , Transmissor de Vazão e Valvula de controle multivariavel, com os Transmissores e a Valvula conecta-se Sinal Hidraulico e com os demais dispositivos por sinal de Tubo Capilar.

     

  • Transmissor de Pressão, Transmissor de Temperatura, Transmissor de nível, Transmissor de Vazão e Valvula de controle multivariavel, com os Transmissores e a Valvula conecta-se por sinal elétrico (4~20 mA) e com os demais dispositivos por sinal de Software (F. F).

     

  • Transmissor de Pressão, Transmissor de Temperatura, Transmissor de nível , Transmissor de Vazão e Valvula de controle multivariavel, com os Transmissores e a Valvula conecta-se por sinal Eletromagnético ou sônico sem Fios e com os demais dispositivos por sinal de Software (F. F).

     

  • Transmissor de Percentual, Transmissor de Tensão, Transmissor Logaritimo , Transmissor de Fase e Válvula de Vazão, com os Transmissores e a Valvula conecta-se por sinal elétrico (4~20 mA) e com os demais dispositivos por snal de Software (F. F).