MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II


O adensamento é a operação que tem por finalidade a eliminação do ar e dos vazios contidos na massa. Deve ser feito durante e imediatamente após o lançamento. Analise as afirmações referentes à essa situação.

I) O adensamento pode ser executado por processos manuais - socamento ou apiloamento - ou por processos mecânicos - vibração ou centrifugação.

II) Qualquer que seja o processo deve-se buscar que o concreto preencha todos os espaços da forma, evitando-se a formação de ninhos e a segregação dos componentes.

III) Deve ser evitada, também, a vibração junto a ferragem, quando o concreto for armado, para não ocasionar vazios que prejudiquem a aderência do concreto com a armadura.

IV) Quando bem executado, o adensamento melhora a resistência mecânica e aumenta a impermeabilidade, a resistência a intempéries e a aderência do concreto à armadura.

V) Para o adensamento manual podem ser usadas barras de aço ou pedaços de madeira que funcionarão como soquetes. A camada de concreto deve ser submetida a choques repetidos, sendo mais importante o número de golpes, do que a energia de cada golpe.

Em relação às afirmações acima:




  • Todas as afirmações estão corretas. 

  • Apenas a afirmação I está correta.

  • As afirmações II, III e V estão corretas.

  • As afirmações I, II, III, IV estão corretas.

  • As afirmações I, II e III estão corretas.