HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
No Brasil, a transição política de 1822 (de Brasil-colônia a Império do Brasil) não coincide com a transição paradigmática dos métodos pedagógicos, conforme se observara no iluminismo europeu. A Reforma Pombalina da Educação, ocorrida nos últimos anos da colônia, não assegurou que o novo modelo pedagógico cumprisse a necessidade de criar e organizar uma escola útil aos interesses políticos da Coroa de promover a economia industrial em superação de sua estrutura econômica mercantilista. Das questões se destacam nesse contexto, julgue as assertivas a seguir.
I O ensino superior permanecia restrito e tinha como objetivo a manutenção dos privilégios da elite, da monarquia e das oligarquias rurais.
II As iniciativas educacionais do Brasil-império permaneceram direcionadas para a iniciação cívico-mercantil das pequenas elites em detrimento do acesso dos mais pobres à educação.
III A educação básica e o ensino superior eram oferecidos em escolas instaladas nas cidades e grandes vilas, atendendo a todos, indistintamente.
Está CORRETO o que se afirma em: