FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, os textos que seguem.

 

A natureza do homem, na sua dupla estrutura corpórea e espiritual, cria condições especiais para a manutenção e transmissão da sua forma particular e exige organizações físicas e espirituais, ao conjunto das quais damos o nome de educação. Na educação, como o homem a pratica, atua a mesma força vital, criadora e plástica, que espontaneamente impele todas as espécies vivas à conservação e à propagação de seu tipo. É nela, porém, que essa força atinge o seu mais alto grau de intensidade, através do esforço consciente do conhecimento e da vontade dirigida para a consecução de um fim (BRANDÃO, 1981, p. 14-15).

 

Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber (BRANDÃO, 1981, p. 16).

 

Partindo da leitura dos textos acima, analise as seguintes afirmações.

 

I A Educação é um processo de abertura consciente do conhecimento; na educação atua a força criadora e plástica presente na condição humana.

II Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da ação educativa como ato político.

III Educar é mais que formar; a natureza da ação educativa possibilita que o homem chegue cada vez mais perto da sua condição de humano.

 

Está CORRETO o que se afirma em:




  • I e III.

  • III, somente.

  • I e II.

  • I, II e III.

  • I, somente.