MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL


Após refletir sobre a proposta do professor Marshal Berman, que entendia o desenvolvimento da sociedade moderna como processo constituído por três fases, etapas, ou subdivisão, fundamentais, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

 

(  ) com o início do século XVI até o fim do século XVIII e, ainda que represente o começo de uma experiência de vida já moderna, é uma modernidade em estágio embrionário, uma modernidade que ainda não se sabe modernidade;

(  ) com o início no período próximo a Revolução Francesa, quando se pode dizer, segundo o autor, que pela primeira vez um grande e moderno público partilha o sentimento de viver uma mesma experiência – viver em uma era revolucionária. Esse homem moderno ainda não o é inteiramente porque tem o coração dividido. Ainda sabe bem o que era viver num mundo não-moderno. É um homem que vive em dois mundos a um só tempo;

(  ) pelos rudimentos da medievalidade, com a ascensão do Governo de Carlos Magno, marcando a consolidação de um processo de centralização da autoridade política iniciado com o fim do Império Romano.

(  ) surgiria com o século XX, com a expansão do processo de modernização que chega a abarcar virtualmente todo o mundo. Esse “compartilhar” uma experiência, vivência e sentimentos comuns chega aqui a seu ápice em termos de extensão do movimento.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 




  • V; V; F; F.

  • F; F; F; F.

  • V; F; V; F.

  • V; V; V; V.

  • V; V; F; V.