MERCADO DE CAPITAIS E DERIVATIVOS


Conforme a teoria do portfólio de Harry Markowitz, o investidor, ao formar uma carteira de ativos, procura reduzir o risco por meio da diversificação. Segundo Markowitz, ao decidir como formar uma carteira de investimentos, o investidor considera apenas o valor esperado e o desvio padrão dos retornos que a carteira é capaz de proporcionar no processo de minimizar o risco. Assim, diversificação e risco são os termos chave da teoria do portfólio de Markowitz.

A respeito do binômio diversificação e risco, julgue as seguintes afirmações:

I. Ao formar uma carteira bem diversificada de ativos, o investidor consegue eliminar o risco sistemático da carteira.

II. Ao formar uma carteira de ativos, o investidor consegue eliminar o risco não sistemático se combinar ativos que não tenham correlação positiva entre si.

III. Uma carteira formada com ações de duas companhias aéreas, por exemplo, ações da TAM e da GOL, é menos arriscada que uma carteira formada com ações de um banco, BRADESCO, por exemplo, e um título de dívida de curto prazo do governo brasileiro, como uma LTN – Letra do Tesouro Nacional.

IV. Ao se combinarem dois ativos que tenham um coeficiente de correlação entre suas taxas de retorno iguais a – 1 obtém-se a menor diminuição possível do risco.

 V. O risco de uma carteira com dois ativos depende da participação de cada ativo, do desvio padrão das taxas esperadas de retorno de cada ativo e da covariância entre as taxas de retorno dos dois ativos.

São corretas as afirmações:

 




  •  II, IV e V, apenas.

  • I, II, III, IV e V.

  • III, IV e V, apenas.

  • II, III e V, apenas.

  •  II e V, apenas.