HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO


No mapa abaixo, podemos observar a demarcação do “Crescente Fértil”, região do Oriente Médio, irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo e que, historicamente, foi habitada por diversos povos da chamada Antiguidade Oriental. A região do “Crescente Fértil” se estende das planícies aluviais do Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo, em torno do norte do deserto sírio e através da Península Arábica e da Mesopotâmia, até o Golfo Pérsico.

Crescente Fértil

O surgimento das primeiras civilizações nesta região – norte da África e na Ásia –marca a transição de um modelo social igualitário, comum às comunidades tribais, para uma sociedade de classes. O desenvolvimento dos ofícios especializados, das técnicas de agricultura, pastoreio e o surgimento do comércio, deram forma a uma sociedade complexa, assinalada pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador. Das características de organização social nas civilizações orientais, é CORRETO afirmar que:




  • São sociedades burocráticas, com inexpressiva influência da religião e economia baseada no trabalho coletivo de acesso igualitário aos bens de consumo.

  • São sociedades de estruturas homogêneas e igualitárias, com pequena participação da religião e ampla mobilidade social decorrente da divisão do trabalho.

  • São sociedades hidráulicas, teocráticas, de economia baseada na propriedade estatal e servidão coletiva, expressiva influência da religião e nenhuma mobilidade social.

  • São sociedades sem organização jurídica e, por isso, a presença da religião organizada constitui por meio dos ritos sagrados a base cultural necessária para a coesão do grupo.

  • São sociedades complexas e burocráticas, porém com organização social flexível e economia baseada na propriedade privada da terra e dos produtos do trabalho.