FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


A fermentação das discussões pedagógicas no Brasil teve início ainda no final do Império, intensificando-se após a proclamação da República. As novas ideias, vindas da Europa e depois dos Estados Unidos, estimularam as reflexões, inicialmente com a divulgação do método intuitivo e, posteriormente, com o ideário positivista. Sobre o processo de construção de ideias pedagógicas no Brasil, julgue as alternativas a seguir:

 

I A pedagogia tradicional predominante desde o Império marcou intensamente as práticas pedagógicas do século XX contribuindo com a educação de sujeitos livres, críticos e criativos.

II Além do positivismo, no início da República alguns intelectuais sofreram influência do ecletismo que reunia diversas tendências filosóficas.

III Nas primeiras décadas do século XX o movimento anarquista criticava a repartição injusta dos benefícios culturais e defendiam uma escola única e universal.

IV A pedagogia progressista defendida pelo movimento escolanovista concretizou imediatamente uma profunda transformação na concepção de educação e nos ideais de escola pública e universal.

V Na década de 1930 os escolanovistas fertilizaram o debate sobre educação, compreendendo as novas necessidades de um país urbanizado e industrializado.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:




  • I, IV e V.

  • II, III e V.

  • II, IV e V.

  • I, III e V.

  • I, II e IV.