CAPITALISMO E REVOLUÇÕES NAS AMÉRICAS
O presidente argentino Juan Domingo Perón foi o fundador de uma vertente populista denominada “peronismo”, que buscou atender aos interesses de diversos setores para efetivar o ideal de “modernização” da Argentina em meados do século XX. Sobre as primeiras reformas introduzidas por Perón que permitiram uma aproximação política entre o Estado e o movimento operário, destacam-se:
I - Inclusão de novos setores sociais no cenário político por meio de uma política corporativista, nacionalista e populista.
II - Concessão de direito de voto às mulheres, a partir de 1947, permitindo que elas participassem pela primeira vez da política nacional.
III - A promulgação de uma nova Constituição em 1949, que assegurava somente a reeleição presidencial, sem promover mudanças nas questões trabalhistas.
IV - Nacionalização do Banco Central e criação de uma política de incentivo à atividade industrial.
É correto apenas o que se afirma em: