CAPITALISMO E REVOLUÇÕES NAS AMÉRICAS


Leia com atenção o trecho a seguir:


(...) Cuba poderia abrigar maravilhosamente uma população três vezes maior. Não existe, portanto, razão para que haja miséria entre seus habitantes. Os mercados deveriam estar repletos de produtos. As despesas das casas deveriam estar cheias. Todos os braços poderiam estar produzindo com labor. Não, isso não é concebível. O inconcebível é que existam homens que durmam com fome enquanto uma polegada de terra sem semear. O inconcebível é que existam crianças que morrem sem cuidados médicos. O inconcebível é o fato de 30 por cento de nossos camponeses não saberem assinar o próprio nome e 99 por cento não conhecerem a história de Cuba. (Fidel Castro, A História me absolverá, 1953).


Considerando o trecho citado do discurso de defesa de Fidel Castro, por ocasião de seu julgamento pelo ataque ao quartel de Moncada, pode-se afirmar que ele se refere ao seguinte contexto da história de Cuba:




  • O fracasso do programa de benefícios proposto pelo presidente Fulgêncio Batista, que levou à sua renúncia.

  • As condições de pobreza e subdesenvolvimento por ocasião dos governos corruptos que assumiram o país após a independência.

  • O reconhecimento do ideal socialista atribuído à Revolução Cubana.

  • O início do imperialismo norte-americano com a dominação política e militar sobre Cuba.

  • A luta pela independência e a consequente anexação do país aos Estados Unidos, por meio da Emenda Platt.