CAPITALISMO E REVOLUÇÕES NAS AMÉRICAS


Leia com atenção a notícia a seguir:

 

Após quinze meses de debate, o Tribunal Oral Federal 6 da Argentina condenou o ditador Jorge Rafael Videla por “subtração, retenção e ocultamento” em vinte casos de filhas e filhos de desaparecidos durante a última ditadura cívico-militar. Além disso, o tribunal definiu o roubo de crianças como um plano sistemático, produto de uma prática organizada desde a cúpula do poder militar. As Avós da Praça de Maio e as famílias seguem buscando os netos que ainda não recuperaram suas identidades. (Katarina Peixoto, 50 anos de prisão para Videla. Publicado pela revista Carta Maior, em 05/07/2012).

 

A noticia sobre uma nova condenação do general Jorge Rafael Videla revela o horror da repressão da ditadura argentina e reacende a discussão sobre os milhares de desaparecidos durante o período militar.

Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir sobre a ditadura militar na Argentina e assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:


(    ) O regime ditatorial instaurado na Argentina tinha por objetivo restaurar a ditadura peronista, iniciada na década de 30.

(    ) A ascensão dos militares ao poder recebeu o apoio de amplos setores da sociedade argentina que viam os militares como os defensores da ordem e da segurança nacional.

(    ) A política econômica adotada pelos militares refletia a aversão do novo governo à política desenvolvimentista, de forte intervenção do Estado na economia.

(    ) A ditadura argentina foi a que teve o maior número de pessoas processadas pelos crimes de repressão durante o período militar.

(    ) O regime militar argentino utilizou amplamente a prática do desaparecimento forçado e tinha como objetivo eliminar a “subversão” e espalhar o terror entre a população.


A sequência correta é:





  • V-F-V-F-V

  • V-V-V-F-F

  • V-F-F-V-V

  • F-V-V-F-V

  • F-F-V-V-V