ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA


Observe atentamente o gráfico e, em seguida, faça a leitura do texto.

 

PIRÂMIDE

(Disponível em: . Acesso em 08 ago. 2017)

 

Atualmente, três em cada dez crianças abandonam a escola, em definitivo, antes de completar o ensino fundamental e praticamente a totalidade delas vem dos setores economicamente mais desfavorecidos. Como o investimento anual na educação dessas crianças está na casa dos três ou quatro mil reais, todo o investimento ao longo da vida pode não exceder os vinte ou trinta mil reais. No outro extremo, onde estão os mais ricos, o investimento por criança e por ano pode exceder – e em muito, se considerarmos as escolas de elite e incluirmos cursos de línguas, aulas particulares, material didático, viagens culturais etc. – os quarenta mil reais por ano. Ao longo de toda a vida escolar esse investimento pode chegar a mais de meio milhão de reais. Essa perversa desigualdade na formação educacional, quando combinada com a dependência da renda de uma pessoa adulta com seu nível de escolarização, fecha um círculo vicioso extremamente perverso. Em valores aproximados, segundo vários levantamentos feitos por especialistas, cada ano de escolaridade a mais de uma pessoa implica em um aumento de renda da ordem de 10% a 20% (variação essa devida à época, à sistemática adotada no levantamento dos dados e aos níveis escolares considerados). A qualidade da educação, por sua vez, medida, por exemplo, pelo nível escolar do professor, pode contribuir com uma diferença de cerca de 50% na renda de pessoas com mesmos níveis de formação educacional.

 

(HELENE, Otaviano. Educação e desigualdade. In: Brasil de Fato, 04 e agosto de 2011 – com adaptações. Disponível em: . Acesso em 08 ago. 2017)

 

A relação entre desigualdade social e educação escolar vem sendo estudada pela Sociologia há aproximadamente 150 anos. Vários autores e correntes de pensamento explicam os complexos mecanismos dessa relação. Mesmo considerando as grandes diferenças existentes entre países e épocas, a escolarização progressiva da população:




  • gera equanimidade entre segmentos sociais e diminuição de conflitos culturais e econômicos.

  • proporciona acesso ao mercado de trabalho pouco competitivo devido ao aumento da competitividade escolar.

  • garante empregabilidade compatível com o nível de formação.

  • vem acompanhada de um aumento das exigências educacionais de um mercado de trabalho altamente competitivo.

  • está relacionada às crises econômicas e favorece o desemprego.