ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS


Suponhamos que você esteja estudando Zoologia dos Invertebrados e encontre as seguintes informações no Livro de Barnes e Ruppert:

As esponjas não têm órgãos, mas têm tecido conjuntivo bem desenvolvido, no qual as células realizam várias funções. Comparadas com os outros metazoários, as células das esponjas apresentam um alto grau de independência, de forma que o corpo da esponja lembra uma colônia de protozoários em alguns aspectos. As esponjas são especializadas em serem sésseis e em ter um plano corporal incomum construído ao redor de um sistema de canais de água. A sua sessilidade e a falta de movimentos evidentes de partes do corpo convenceram ARISTÓTELES, PLÍNIO e outros naturalistas antigos de que as esponjas eram plantas. De fato, foi só em 1765, quando se observou pela primeira vez as correntes de água internas, que se estabeleceu claramente a natureza animal das esponjas (BARNES; RUPPERT, 1996).

Figura: Filo Porifera - Amphoriscidae.

Fonte: WIKIPÉDIA (2016). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amphoriscidae#/media/File:Haeckel_Calcispongiae.jpg

Acesso em: 27 mar. 2017. Autor: Ernst Haeckel (1904).

Em relação ao Filo Porifera, analise primeiramente o texto e a figura acima e, em seguida, as afirmações abaixo.

I)  A fisiologia de uma esponja depende enormemente da corrente de água que flui por meio do corpo. A água traz oxigênio e alimento, e remove os detritos. Até o esperma entra e sai e as larvas são liberadas pelas correntes de água.

II) Aproximadamente 95% das esponjas existentes são demosponjas. Nessa classe, estão as maiores esponjas marinhas, que podem atingir 1m de altura. Elas têm forma tubular, ramificada, arredondada, incrustante massiva ou delgada, mas são melhor descritas como altamente irregulares.

III) As esponjas alimentam-se filtrando as partículas microscópicas trazidas pela corrente de água contínua que atravessa as paredes do seu corpo. Os laços de união entre as células de uma esponja são muito frágeis. Células individuais podem deslocar-se livremente pela superfície da esponja, como amebas.

IV) Nas esponjas, o alimento é digerido no citoplasma dos coanócitos. Portanto, a digestão é intracelular. Os nutrientes excedentes difundem-se às outras células do corpo. Resíduos não-digeridos são lançados no átrio e eliminados através do ósculo.

Está (ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:




  • I, III e IV, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I e IV, apenas.

  • I, II, III e IV.

  • II, apenas.