ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS


Uma pesquisa da Unicamp identificou as presenças dos parasitas da leishmaniose e da doença de Chagas nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas (SP). Segundo a médica veterinária Laís Moraes Paiz, autora da tese de doutorado, as circulações foram constatadas na fauna silvestre da Área de Proteção Ambiental (APA), em análises realizadas entre 2014 e 2015. A Prefeitura diz que monitora a região e, embora indique um quadro "estável", faz ressalvas para garantir prevenções.

 (Disponível em:https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/estudo-da-unicamp-mapeia-parasitas-da-leishmaniose-e-doenca-de-chagas-em-distritos-de-campinas-saude-monitora.ghtml. Acesso em: 21 maio 2018)

Considerando as informações acima e as características gerais dos protozoários, assinale a alternativa CORRETA.




  • Os protozoários são invertebrados fixos, diblásticos, sem órgãos, com digestão exclusivamente intracelular, com larva ciliada livre e natante.

  • Giardia lamblia é um protozoário flagelado que habita o tubo digestório dos cupins de madeira, produzindo enzimas necessárias à digestão da celulose, o principal alimento desses insetos.

  • A Leishmaniose visceral é uma doença extremamente contagiosa, causada por organismos multicelulares pertencentes ao gênero Leishmania.

  • O filo Flagellata compreende os protozoários que se possuem um ou mais flagelos para a locomoção. São exemplos do filo Flagellata o Trypanosoma cruzi e a Leishmania brasiliensis.

  • Os protozoários não possuem organelas locomotoras e são desprovidos de vacúolos pulsáteis. Alimentam-se por difusão e são todos parasitas.