ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


Para desenvolver uma aula de Ciência, a professora Laura dividiu sua turma de 5º ano em grupos. Os grupos foram formados a partir de sorteio aleatório, buscando assim, proporcionar a formação de grupos mais heterogêneos quanto ao nível de conhecimento. Dessa forma, cada grupo recebeu um texto sobre “Areia movediça” e um roteiro contendo perguntas que auxiliassem na elaboração de sua hipótese.

Ao trabalhar em conjunto, o grupo de Lucas apresentou dificuldades na compreensão do texto e para responder as perguntas. Sendo assim, a professora retomou os conceitos sobre a presença de água em bancos de areia, a mobilidade dos grãos e a profundidade desses poços. Entretanto, o grupo de Lucas, mesmo após a explicação, não conseguiu formular a hipótese. Diante dessa dificuldade apresentada, a professora adicionou uma porção de areia em um copo e acrescentou água até ficar muito úmido. Com essa prática, os integrantes do grupo do Lucas conseguiram apontar diversos aspectos da experiência, no qual concluíram que:

 

A areia movediça é um fenômeno da natureza comum em ambientes com a presença de solos arenosos e com muita água. Abaixo da superfície, essa água em abundância preenche todos os espaços existentes entre as partículas que formam o solo, saturando-o. Como o atrito diminui, temos a impressão que a areia se move”.

 

Ao analisarmos o processo de construção do conhecimento na aula de Ciências da professora Laura, percebemos que a docente atuou na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de seus alunos. Sobre a ZDP, podemos inferir que:




  • É a distância que resulta na aquisição da aprendizagem influenciada exclusivamente pelo fator emocional da criança.

  • É a distância que resulta na aquisição da aprendizagem influenciada exclusivamente pelo fator psicológico da criança.

  • É a distância que resulta na aquisição da aprendizagem influenciada exclusivamente pelo fator biológico da criança.

  • É a distância que resulta na aquisição da aprendizagem influenciada exclusivamente pelo fator sociológico da criança.

  • É a distância entre as práticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda necessita de ajuda.