ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


(ENADE- 2011 - ADAPATADO)

Considere a situação em que a professora Marta, da Educação Infantil, há três anos, prevê no planejamento de suas aulas, a utilização de muitas brincadeiras em sala que está organizada para atender as crianças em seus aspectos físicos, cognitivos, afetivos e motores. Considere, ainda, que, em determinada aula, seus alunos organizam a sala para simular o atendimento a animais machucados e doentes. Enfileiram bichos de pelúcia e começam a tratá-los e medicá-los. Colocam na porta uma placa que indica que a sala é um consultório veterinário. Alguns alunos vestem aventais e outros atuam como atendentes ou donos de animais.

 

Com base na situação descrita, infere-se que, entre os objetivos da atividade realizada pela professora Marta, inclui-se o de:

I. Ensinar comportamentos sociais, por meio de processos de interação que se iniciam aos três anos de idade, o nível mais elementar do desenvolvimento cognitivo da criança.

II. Demonstrar às crianças a capacidade delas para agir como adultos, constituindo um ritual de passagem da infância para a adolescência.

III. Desenvolver a linguagem oral, a sociabilidade e o senso de cooperação na criança por meio de sua interação social.

IV. Auxiliar no desenvolvimento da imaginação e da capacidade de utilização de símbolos representativos de pessoas e coisas do mundo real.

 

É correto o que se afirma em:




  • II, III e IV, apenas.

  • II e IV, apenas.

  • I, II e III, apenas.

  • III e IV, apenas.

  • I e III, apenas.