ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


(Questão adaptada - Enade 2017)

Sobre a televisão, considere a tirinha a seguir:

 

 

Texto 2

A televisão é esse contínuo de imagens, em que o telejornal se confunde com o anuncio de pasta de dentes, que é semelhante a novela, que se mistura com a transmissão de futebol.  Os programas mal se distinguem uns dos outros. O espetáculo consiste na própria sequência, cada vez mais vertiginosa, de imagens. 

Peixoto, N.B. As imagens de TV têm tempo? In: NOVAES, A. Rede Imaginária: televisão e democracia. São Paulo: Companhia das letras, 1991 (adaptado).

 

Com base nos textos 1 e 2, é correto afirmar que  o tempo de recepção típico da televisão - como veículo de comunicação - estimula a:




  • Contemplação de textos verbais e não verbais como meio de reflexão acerca do estado de coisas importantes do mundo contemporâneo, traduzido em forma de espetáculo. 

  • Fragmentação e excesso de informação, que evidenciam a opacidade do mundo contemporâneo, cada vez mais impregnado de imagens e informações superficiais.

  • Conteúdos capazes de desencadear a reflexão crítica do telespectador, uma vez que permite o acesso a uma sequência de assuntos de interesse público que são apresentados de forma justaposta, o que permite o estabelecimento de comparações.

  • Especialização do conhecimento cientifico, com vistas a promover uma difusão de valores e princípios éticos amplos e combate aos diferentes modos de discriminação e preconceito.

  • Desenvolver da capacidade de concentração do telespectador, uma vez que os recursos expressivos próprios do meio garantem a motivação necessária para  assuntos que permitem discussões e análises criticas.