ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


Quando propomos discutir sobre a metodologia do Ensino da Matemática é preciso que pensemos sempre na relação “professor como mediador” e “aluno como produtor do conhecimento”.

 

A partir da afirmação acima, estabelecida também pelas últimas legislações para o ensino da Matemática - quanto as relações que devem ser estabelecidas na sala de aula das nossas escolas, analisem as assertivas a seguir.

Considere V para as afirmativas Verdadeiras, e F para as afirmativas Falsas.

 

( ) Neste processo, o professor precisa conduzir a aula considerando a autonomia do aluno e a construção colaborativa do conhecimento.

( ) Neste processo, o professor tem o papel de especialista-mediador e, fundamentado nas teorias da educação matemática, deve se dedicar a planejar e a desenvolver um ambiente propício para a aprendizagem.

( ) Neste processo, o professor não vai apenas transmitir um conhecimento matemático, que o aluno deve reter e, mais tarde, reproduzir nas avaliações, mas deve criar o ambiente de aprendizagem necessário para provocar o aluno, fazendo-o pensar, estimulando as conexões entre conhecimentos prévios para construir soluções que resolvam diferentes situações-problema.

( ) Neste processo, também fica mais claro o papel ativo do aluno, que, diante de uma determinada questão, deve ser estimulado a apresentar soluções possíveis, a investigar e a tentar confirmar suas hipóteses com os colegas em vez de receber uma única técnica, pronta, para aplicar e chegar ao resultado esperado.

(  ) Neste processo, há uma ampliação das habilidades centradas no professor e nos estudantes, onde se possa garantir exaustivamente o saber clássico da Matemática, misturado com a investigação e/ou a problematização com vistas ao produto final e à condução de relações de respeito, cidadania e autoridade.

 

A alternativa que representa a sequência correta é:




  • V – F – V – V – V.

  • V – V – V – V – F.

  • V – V – F – V – V.

  • V – F – F – V – F.

  • F – F – V – F – V.