QUÍMICA AMBIENTAL


Ao iniciar as atividades, um piscicultor mandou analisar a água dos criadouros e o resultado obtido para o teor de oxigênio dissolvido foi de 7 mg/L. Após algum tempo, num período de forte estiagem e muito calor, em um dos tanques ocorreu uma alta mortandade de peixes, onde ele constatou que a concentração do oxigênio dissolvido havia diminuído para 0,8 mg/L e que a água estava contaminada por resíduos provenientes da fossa de uma casa próxima, o que favoreceu uma proliferação de micro-organismos.

Para sanar o problema, o piscicultor instalou nos tanques bombas de aeração e um sistema de circulação constituído por tubulações que permitiam que a água fosse submetida a radiação de alta energia (ultravioleta-UV). Com isso o piscicultor conseguiu equilibrar sua produção de peixes no tanque afetado, e verificou que o teor de oxigênio dissolvido na água havia voltado a níveis próximos aos anteriores.

Sobre o sucesso das medidas adotadas pode-se afirmar que:




  • O processo de aeração provocou o crescimento exponencial dos microrganismos aeróbicos que auxiliaram na reposição do O2 no tanque.

  • A luz UV agiu sobre o N2 do ar, levando à formação de N2O, responsável pela destruição dos micro-organismos.

  • Os microrganismos anaeróbicos, causadores da queda do teor de O2 dissolvido, foram destruídos quando da aeração.

  • Houve um aumento do O2 dissolvido na água devido ao processo de aeração e houve redução dos micro-organismos aeróbicos por ação da luz UV.

  • A luz UV resfriou a água e favoreceu a solubilização do O2, responsável pela destruição dos micro-organismos.