QUÍMICA AMBIENTAL


Apesar do carbono constituir apenas 0,027% da crosta terrestre, é um elemento de extrema importância para os seres vivos, participando de forma direta das reações biológicas ou de forma indireta, como por exemplo, no estudo do efeito estufa. O carbono participa de um equilíbrio que ocorre entre a atmosfera e a hidrosfera pelo processo de difusão. De acordo com a reação a seguir, o que acontece com o aumento da concentração de CO2 atmosférico?

CO2 + H2O --> H2CO3 --> 2H+ + CO32-




  • Com o aumento de CO2, o equilíbrio se desloca para a direita, aumentando a concentração de CO2 dissolvido e em consequência há um aumento do pH do meio.

  • Com o aumento de CO2, o equilíbrio se desloca para a direita, aumentando a concentração de CO2 dissolvido e em consequência há um aumento da basicidade do meio.

  • Com o aumento de CO2, o equilíbrio se desloca para a direita, aumentando a concentração de CO2 dissolvido e em consequência há um aumento da acidez do meio.

  • Com o aumento de CO2, o equilíbrio se desloca para a direita, diminuindo a concentração de CO2 dissolvido e em consequência há um aumento da acidez do meio.

  • Com o aumento de CO2, o equilíbrio se desloca para a esquerda, aumentando a concentração de CO2 dissolvido e em consequência há um aumento da acidez do meio.