CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE
O que tem acontecido com a música na escola? Observando as atividades musicais que são propostas na escola, percebemos que, na maioria das vezes, a música só é lembrada visando a formação de hábitos e atitudes, para indicar os momentos de atividades de rotina como hora de lavar as mãos antes das refeições; respeitar o coleguinha; receber uma visita, sobretudo na Educação Infantil. Ela também é lembrada nos eventos do calendário festivo das escolas: páscoa, dia do índio, dia das mães, dos pais, etc.; ou, ainda, para memorizar conceitos (números, formas geométricas, cores, questões ortográficas na escrita...). Geralmente essas “músicas” são acompanhadas por gestos, expressão corporal que a criança imita de forma mecânica e estereotipada.
Considerando o excerto acima apresentado, analise o seguinte enunciado.
A linguagem musical, apesar de ser bastante prazerosa, muitas vezes não tem sido explorada como um excelente meio de comunicação e expressão nas escolas. É fundamental que o professor reconheça a música como arte que provoca sensações, amplia a imaginação das crianças, inspira pensamentos e sentimentos.
PORQUE
Considerando-a desta forma é possível promover a educação musical da criança possibilitando a ela perceber, sentir, experimentar, enfim, gostar de música e sentir prazer ao realizar atividades musicais, e não apenas memorizar conceitos e imitar gestos mecanizados.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.