CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE


Certa vez, foi desenvolvida uma proposta de alfabetização por meio do projeto “Cores, formas, sons e movimento: a presença da arte no processo de alfabetização”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade de Uberaba (PIBID/ CAPES/UNIUBE). O foco da proposta foi a melhoria do processo de alfabetização a partir de atividades significativas tendo a arte como eixo norteador. A proposta, então, foi desenvolvida em cinco momentos: primeiro momento: conhecer a vida e a obra do artista Frans Krajcberg, os objetivos do seu trabalho artístico, os materiais utilizados por ele e sua preocupação com a preservação da natureza. Segundo momento: visita ao Parque Jacarandá, bosque da cidade de Uberaba que fica perto da escola onde o projeto é desenvolvido. Terceiro momento: esudos sobre reciclagem, construção de um lixinho de mesa. Quarto momento: visita à praça que fica defronte à escola para observação e recolha de lixo, bem como seleção de materiais e confeção do painel referente ao dia 7 de setembro em que se comemora a independência do Brasil. Quinto momento: reflexões sobre a proposta, expressão plástica e relatos orais e escritos individuais da experiência vivenciada. (CORREIA & BORGES, 2017).

Pela descrição do projeto, infere-se que o mesmo pode ser condizente com a proposta de ensino aprendizagem de Arte apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - O componente curricular Arte centra-se na articulação das linguagens Artes visuais, Dança, Música e Teatro, contribui para a interação crítica dos alunos com a complexidade do mundo, favorecendo o respeito às diferenças e o diálogo intercultural, pluriétnico e plurilíngue, importantes para o exercício da cidadania. (BNCC, 2018).

 

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Esta proposta de alfabetização e arte defende que o ensino da leitura e da escrita deve ser multidisciplinar, prazeroso, criativo envolvendo as várias formas de expressão da linguagem artística, natural da criança e presente no seu cotidiano e que, de forma geral, tem sido pouco aproveitada nas escolas.

II. A dinâmica do projeto considera que a prática pedagógica do professor que acredita e utiliza a arte no seu dia a dia possibilita às crianças a apropriação prazerosa do mundo que as cerca. Tornando-as mais criativas e colaborativas, podendo conhecer melhor a língua materna por meio das diferentes manifestações culturais locais, regionais e nacionais.

III. A elaboração da proposta considerou estudo, pesquisa de alguns pressupostos teóricos e metodológicos que consideram que alfabetizar é mais que adquirir o domínio da técnica de desvendar signos da língua materna.  

IV. Esta proposta oportunizou que o processo de alfabetização se tornasse algo natural e agradável, ampliando as possibilidades de aprendizagem, pois utilizou diversos recursos, instrumentos e materiais artísticos durante os trabalhos, e as atividades aconteceram dentro e fora do espaço escolar.

 

É correto apenas o que se afirma em:




  • I, II e III.

  • II e III.

  • I, III e IV.

  • I, II, III e IV.

  • I e II.