CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE


A criança, ao começar a frequentar a escola, possui a capacidade da teatralidade como um potencial e como uma prática espontânea vivenciada nos jogos de faz-de-conta. Cabe à escola estar atenta ao desenvolvimento no jogo dramatizado oferecendo condições para o exercício consciente e eficaz, para aquisição e ordenação progressiva da linguagem dramática. Deve tornar consciente as suas possibilidades, sem a perda da espontaneidade lúdica e criativa que é característica da criança ao ingressar na escola. (PCN-Artes, 1997, p.57)

A esse respeito, avalie as assertivas a seguir.

I- Para a realização de atividades de expressão cênica na escola, o professor deve propor os movimentos que ele julgar mais adequados e significativos para a expressão das crianças, pois elas ainda estão aprendendo como representar.

II-  Para a realização de atividades de expressão cênica na escola, é importante considerar que não há o certo e o errado na forma de expressão das crianças. Assim, o professor deve evitar comparações, elogios e repreensões.

III- Para a realização de atividades de expressão cênica na escola, o professor precisa propor momentos em que as crianças possam se expressar livremente, criando, cada uma, a sua própria forma de expressar, com liberdade de criação.

IV- Para a realização de atividades de expressão cênica na escola, é importante que a escola viabilize o acesso do aluno à literatura especializada, aos vídeos, e às atividades de teatro de sua comunidade.

 

É correto o que se afirma em:




  • III e IV, apenas.

  • I e III, apenas.

  • II, III e IV, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I, II e III apenas.