COLONIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DAS AMÉRICAS


Leia com atenção:

 

O sistema político dos poderes aliados é essencialmente diferente do vigente na América. Esta diferença provém daquilo que existe em seus respectivos governos (...) Nós devemos, portanto, declarar com simplicidade em vista das relações amistosas existentes entre os Estados Unidos e aqueles poderes que, consideraremos qualquer tentativa de sua parte para estender seu sistema a qualquer parte deste hemisfério como perigosa para nossa paz e segurança.
(Fonte: MORRIS, R.B. Documentos Básicos da História dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Fundamento de Cultura. p.125 – Trecho da Mensagem de Monroe, em 2 de dezembro de 1823)

 

Com base na leitura do documento e nos estudos sobre o Monroismo, assinale a afirmativa que aponta corretamente a causa e a consequência da formulação da Doutrina Monroe, respectivamente:

 




  • Impedir a independência de algumas áreas da América Espanhola; anexação de territórios importantes economicamente pertencentes ao México.

  • Apoiar o movimento de independência do Haiti, impedindo qualquer interferência espanhola; fim do domínio espanhol no Haiti.

  • Interesse em recolonizar a América Latina sob o imperialismo norte-americano; opor-se a qualquer tentativa de intervenção da Santa Aliança nos países latino-americanos.

  • Oposição a qualquer tentativa de intervenção externa no continente americano; justificativa intervencionista, como um disfarce para a recolonização da América Latina.

  • Oposição à ameaça de invasão napoleônica na América Latina; consolidação da independência latino-americana.